Olá, preciso de ajuda! Experimentei o método de Rusznak para resolver a anfetamina racémica. Aqui está a única informação do Erowid, tentei procurar o artigo, mas não consegui encontrar nada:
Uma mistura de 0,1 mole (13,52 g) de fenilisopropilamina (ou 14,92 g de metanfetamina base) em 60 ml de benzeno, 0,05 mole de ácido d-tartárico (7,50 g) em 30 ml de água e 2 g de hidróxido de sódio (grau de reagente ou equivalente titulado) em 3 ml de água foi mantida durante 4 horas com agitação intermitente e a fase orgânica evaporada para dar 98% de L-fenilisopropilamina. A fase aquosa foi extraída com benzeno a pH 13 e evaporada para obter 96% de D-enantiómero.
Utilizei metade das quantidades indicadas na descrição. Correu tudo bem, consegui dissolver a anfetamina e extraí a base com 30 ml de
tolueno (não tinha benzeno - poderá ser esse o problema?), depois adicionei os outros ingredientes e mantive durante cerca de 4 horas. Formou-se algum precipitado, mas nada que alguma agitação no funil de separação não ajudasse. A fase aquosa foi separada e o álcali foi dado ao PH 13. Formou-se uma boa camada de base por cima da água, pelo que, nesta altura, pensei que estava tudo bem. A base foi extraída com 30 ml de tolueno, no entanto, quando se adicionou a acetona-ácido sulfúrico, houve apenas uma precipitação moderada, que não aumentou, antes começou a desaparecer quando se formou uma pequena camada de ácido sulfúrico - água no fundo do copo.
Como é que posso guardar a D-anfetamina extraída? Também guardei todas as fases, por isso, se alguém apontar um erro anteriormente, posso reverter. Este é um método muito bom e fácil e penso que correu bem, só que provavelmente cometi alguns erros horríveis na extração simples no final. Na verdade, queria reler o tópico de extração do Patton antes de começar com a extração final, mas estava demasiado entusiasmado e acabei por ir em frente.
Qualquer ajuda seria apreciada.
As minhas dicas são:
- a minha acetona não era anidra - destilei a acetona sobre NaSO4 ontem e guardei-a num frasco fechado, mas não no congelador
- o ácido sulfúrico continha água (é bastante concentrado, mas não tenho a certeza exacta - entre 90-95%)
- Devia ter secado o tolueno antes de adicionar o ácido - ou talvez apenas evaporá-lo um pouco?
- Por alguma razão (que desconheço), o tolueno não é o solvente adequado para esta extração.
- Devo inverter a compra adicionando um pouco de álcali, depois secar o tolueno e depois deixá-lo evaporar?