Olá, preciso de ajuda! Tentei o método Rusznak para resolver a anfetamina racêmica. Aqui estão as únicas informações do Erowid. Tentei pesquisar o artigo, mas não consegui encontrar nada:
Uma mistura de 0,1 mol (13,52 g.) de fenilisopropilamina (ou 14,92 g. de base de metanfetamina) em 60 ml de benzeno, 0,05 mol de ácido d-tartárico (7,50 g.) em 30 ml de água e 2 g de hidróxido de sódio (grau de reagente ou equivalente titulado) em 3 ml de água foi mantida por 4 horas com agitação intermitente e a fase orgânica foi evaporada para dar 98% de L-fenilisopropilamina. A fase aquosa foi extraída com benzeno em pH 13 e evaporada para dar 96% de D-enantiômero.
Usei quantidades pela metade em comparação com a descrição. Tudo correu bem, dissolvi a anfetamina e extraí a base com 30 ml de
tolueno (eu não tinha benzeno - poderia ser esse o problema?), depois adicionei os outros ingredientes e mantive por cerca de 4 horas. Houve a formação de alguns precipitados, mas nada que alguma agitação no funil de separação não ajudasse. A fase aquosa foi separada e o álcali foi dado ao PH 13. Uma boa camada de base se formou em cima da água, então, nesse ponto, achei que estava tudo bem. A base foi extraída com 30 ml de tolueno, porém, quando o ácido sulfúrico-acetona foi adicionado, houve apenas uma precipitação moderada, que não aumentou, mas começou a desaparecer quando uma pequena camada de ácido sulfúrico-água se formou no fundo do béquer.
Como posso salvar a D-anfetamina extraída? Também salvei todas as fases, portanto, se alguém apontar um erro anterior, poderei reverter. Esse é um método muito bom e fácil e acho que deu tudo certo, mas provavelmente cometi alguns erros horríveis na extração simples no final. Na verdade, eu queria reler o tópico de extração do Patton antes de começar a extração final, mas estava muito empolgado e simplesmente fui em frente.
Qualquer ajuda seria muito bem-vinda.
Minhas dicas são:
- minha acetona não era anidra - destilei a acetona em NaSO4 ontem e ela foi mantida em um frasco fechado, mas não no freezer
- o ácido sulfúrico continha água (é bastante concentrado, mas não sei exatamente - entre 90-95%)
- Eu deveria ter secado o tolueno antes de adicionar o ácido - ou talvez apenas evaporá-lo um pouco?
- O tolueno não é o solvente certo para essa extração por algum motivo (desconhecido para mim).
- Devo fazer a compra reversa adicionando um pouco de álcali, secando o tolueno e deixando-o evaporar?