Síntese de Tramadol (Ultram)

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1

Introdução
6rNxX0Sqsj

Neste tópico, pode aprender a síntese do Tramadol (Ultram). Esta forma sintética apresenta-se como um caminho de duas etapas com síntese adicional do precursor anisol de 3-lítio na segunda etapa de síntese de um pote. Este método é elementar e não requer muitos objectos de vidro ou reagentes dispendiosos. A síntese da ciclo-hexanona (1) a partir do ciclo-hexanol está representada no seguinte tema:

O tramadol [2-(dimetilaminometil)-1-(3-etoxifenil)ciclo-hexanol] tem dois centros estereogénicos no anel ciclo-hexano. Assim, o 2-(dimetilaminometil)-1-(3-metoxifenil)ciclohexanol pode existir em quatro formas configuracionais diferentes: A via de síntese conduz ao racemato (mistura 1:1) do isómero (1R,2R) e ao isómero (1S,2S) como produtos principais. Formam-se também pequenas quantidades da mistura racémica do isómero (1R,2S) e do isómero (1S,2R). O isolamento do isómero (1R,2R)e do isómero (1S,2S)do racemato menor diastereomérico [(1R,2S)-isómero e (1S,2R)-isómero] é realizado pela recristalização dos cloridratos. O medicamento tramadol é um racemato dos cloridratos dos enantiómeros (1R,2R)-(+)- e (1S,2S)-(-)-. A resolução do racemato [(1R,2R)-(+)-isómero / (1S,2S)-(-)-isómero] foi descrita utilizando ácido (R)-(-)- ou (S)-(+)-mandélico. Este processo não tem aplicação industrial, uma vez que o tramadol é utilizado como um racemato, apesar dos efeitos fisiológicos diferentes conhecidos dos isómeros (1R,2R)- e (1S,2S)-, uma vez que o racemato mostrou uma atividade analgésica mais elevada do que qualquer um dos enantiómeros em animais e em seres humanos.
HxuN2FVW3f

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • Ácido acético glacial, 20 mL;
  • Cloridrato de dimetilamina 0,652 g, 8 mmol;
  • Ciclohexanona (1) 1,7 mL, 1,32 g, 16 mmol;
  • Paraformaldeído 0,24 g, 8 mmol;
  • Acetona ~100 mL;
  • 3-Bromoanisol (3) 0,823 g, 4,4 mmol;
  • Tetrahidrofurano (THF) 10 mL;
  • n-Butilítio (n-BuLi) 1,75 M 2,5 mL, 4,4 mmol;
  • Gelo seco (CO2 sólido);
  • Água destilada, 30 mL;
  • Éter dietílico (Et2O) 95 mL;
  • Sulfato de sódio (NaSO4) ou sulfato de magnésio (MgSO4) 100 g anidro;
  • Solução de éter dietílico de ácido clorídrico (HCl).
9ukoAWNdLa

Cloridrato de tramadol [(±)-trans-2-[(Dimetilamino)metil]-1-(m-metoxifenil)ciclohexanol]
Ponto de ebulição: 388.1 °C a 760 mm Hg;
Ponto de fusão: 180-181 °C;
Peso molecular: 299,836 g/mol;
Densidade: 1,047 g/mL (20 °C);
Número CAS: 36282-47-0.

Cloridrato de 2-dimetilaminometilciclohexanona (2)

Uma mistura de ácido acético glacial (20 mL), cloridrato de dimetilamina (0,652 g, 8 mmol), ciclohexanona (1) (1,7 mL, 1,32 g, 16 mmol) e paraformaldeído (0,24 g, 8 mmol), foi refluxada durante 3 h num balão de fundo redondo de 100 mL com condensador de refluxo. Oácido acético e o excesso de ciclo-hexanona foram removidos no vácuo e o resíduo foi purificado por cristalização a partir de acetona, obtendo-se (2) como cristais brancos (1,16 g, 76 %), p.f. 154-155 °C.
N2Bgkd3hnQ
Cloridrato de tramadol (5)
A uma solução de 3-bromoanisol (3) (0,823 g, 4,4 mmol) em THF seco (10 mL), adicionou-se 1,75 M n-BuLi (2,5 mL, 4,4 mmol) gota a gota a -78 °C (com gelo seco num banho de Dewar) sob atmosfera inerte (árgon ou nitrogénio) num balão em forma de pera de 50 mL.
AgIjCMLiKJ
A mistura foi agitada à mesma temperatura durante 45 minutos e uma solução de 2-dimetilaminometil-ciclohexanona (2) (0,62 g, 4 mmol de base livre) em THF seco foi adicionada gota a gota. A mistura resultante foi agitada a -78 °C durante 2 h e o solvente foi removido no vácuo.
KQWfSLrcBR

Foi adicionada água (30 mL) e o produto foi extraído com éter etílico (3 x 30 mL). Os extractos foram secos sobre sulfato de sódio, filtrados num balão de Buchner e evaporados no vácuo. O resíduo foi tratado com 5 mL de éter etílico saturado com cloreto de hidrogénio; o éter etílico foi evaporado no vácuo e o sólido resultante foi purificado por cristalização a partir de acetona. Ocloridrato de tramadol (1) foi obtido sob a forma de cristais brancos (0,94 g, 78,6 %), com um pH de 168-175 °C.
 
Last edited:

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Muito obrigado por este processo de síntese ☺️
Tenho algumas perguntas!


1 - Em primeiro lugar, vejo um erro, ou um disparate: na imagem, o cloridrato de Mannich.HCl (cloridrato de 2-dimetilaminometilciclohexanona) está bem desenhado com a parte HCl, e no texto, está bem preciso "4mmol de base livre", por isso algo está errado, e provavelmente a imagem, porque a patente US6469213 fala em passar o cloridrato de Mannich para a base, com solventes caros.
Se fosse possível não passar o HCl de Mannich numa base (base livre) seria muito mais fácil.

2 - Porquê usar a baixa temperatura de -78°C ao contrário da patente que aumenta a temperatura a 50°C?
Porque é realmente mais simples fazer isto a temperaturas clássicas de laboratório... Talvez para evitar o refluxo?

Acho que a parte do composto de lítio poderia ser substituída por pó de magnésio sólido, que é realmente mais barato e acessível.

3 - O Tolueno dissolve o Cloridrato de Tramadol? Quero dizer, para substituir o éter etílico do processo acima.

Obrigado pela vossa ajuda 😌
E desejo um bom ano novo a todos!
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
Olá. Muito obrigado. Tenha um bom ano também =)
1- Há um erro, obrigado pela sua atenção. Já o corrigi. Tem de utilizar a base livre (ver artigo).
2- Pelo que sei, uma temperatura mais elevada dá origem a mais produtos secundários e reduz o rendimento pretendido.
3- Não sei responder com certeza. Recomendo que tente DCM ou clorofórmio (quase o mesmo momento de dipolo).

Fonte:
Síntese de Tramadol e Análogos
Cuauhtémoc Alvarado,* Ángel Guzmán*, Eduardo Díaz, e Rocío Patiño
Instituto de Química, Universidad Nacional Autónoma de México, Circuito Exterior Ciudad
 

Attachments

  • fl8nwtgV9T.pdf
    162.3 KB · Views: 1,043

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Muito obrigado por esta resposta rápida e pela correção!
Ótimo, este artigo mexicano é muito interessante e útil, obrigado!

Tem processo para trazer o Cloridrato de Mannich para a base?
Pretendo usar solução de NH3 porque vi que o NH4Cl (produto indesejado) é quase não solúvel no éter dietílico, que é usado para extrair o Tramadol no final. Assim, poderia ser uma boa maneira.
(talvez NaOH ou NaHCO3 fosse melhor...)

E outra pergunta (desculpem!): se, desde o início, usarmos apenas Dimetilamina pura em solução de metanol ou etanol, para formar Mannich, sem HCl, poderia ficar uma base livre de Mannich? (pronta a usar).

E só para mim, vou tentar ver se o éter etílico pode ser substituído por acetato de etilo como na patente US6469213.
 

Attachments

  • NirUBXsj8u.pdf
    433.7 KB · Views: 978

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
>>>Pretendo usar uma solução de NH3
Penso que a solução de NH3 é um bom caminho.
>>>se, desde o início, usássemos apenas Dimetilamina pura em solução de metanol ou etanol, para formar Mannich, sem HCl, poderia permanecer uma base livre de Mannich ? (pronta a usar).
Porque não. A dimetilamina tem 7 *C bp. Bastante difícil de manusear. Partilhe os seus resultados aqui, por favor.
 

HairyPoppins

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 27, 2022
Messages
50
Reaction score
26
Points
18
Provavelmente uma pergunta de principiante, mas porque é que o benzilo é retirado?
 

HairyPoppins

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 27, 2022
Messages
50
Reaction score
26
Points
18
Porque não benzaldeído . metlamina hcl, e (ciclohexanona ou talvez mek)?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
O que é que quer dizer? :unsure:
 

HairyPoppins

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 27, 2022
Messages
50
Reaction score
26
Points
18
Na patente, o cloridrato de benzilmetilamina é designado por
ciclo-hexanona 9 (1,7 mL, 1,32 g, 16 mmol) e paraformaldeído.

Pergunto se o benzaldeído, a metlamina hcl e a butanona podem substituir esses materiais de partida?
 

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Estou a ter algumas dificuldades em obter a base de Mannich.
Passei a dimetilamina a cloridrato, depois sintetizei o HCl de Mannich e fi-lo evaporar a 60°C à pressão ambiente.
Colhi uma espécie de cola amarelada (veja a foto) que supostamente seria o Mannich.HCl, e então, passei-o para a base com uma solução de 3g de água com 0,97g de NaOH.
Tentei extrair a base de Mannich com uma mistura de Tolueno e TMBE e fiz evaporar a 70°C : e não consegui! Após algumas horas, só restavam 0,5mL de líquido escuro/alaranjado, mas sem vestígios de cristais.
Então comecei novamente a colocar a mesma mistura de solvente em agitação magnética durante 30 minutos a 50°C desta vez (à temperatura ambiente no primeiro, e apenas 2 minutos de agitação).
Verei amanhã, após a evaporação.

Há um erro algures, apesar de eu estar a seguir um método testado!
 

Attachments

  • BUI1PG2VJt.jpg
    BUI1PG2VJt.jpg
    552.8 KB · Views: 422
  • zKvx1EjsWN.jpg
    zKvx1EjsWN.jpg
    1.2 MB · Views: 449
  • TNx6yf2Xtp.jpg
    TNx6yf2Xtp.jpg
    577.8 KB · Views: 400
  • iKrx50SQfN.jpg
    iKrx50SQfN.jpg
    337.2 KB · Views: 409

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
A primeira tentativa foi um fracasso total.
Fiz outra tentativa, com mais atenção, e foi melhor.
O metanol foi substituído por etanol; e para passar o Mannich.HCl a base, usei solução de NH3 (ao contrário da solução de NaOH) porque li noutra patente um pH de 10,8, logo, a base de NaOH era demasiado alta e talvez a causa da destruição do rendimento/molécula ?
Dissolvi a base em Tolueno e utilizo-a na fase seguinte (como noutra fonte).
Vou evaporá-los sob vácuo e ver os resíduos. Espero bem que seja tramadol, pronto para recristalização.
 
View previous replies…

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
Hi
Foi uma boa ideia. Espero que consigas obter o produto. Aguardo com expetativa os vossos resultados!
 

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Colho uma fase oleosa em base, que se dissolve em água na sua forma de HCl.
Fiz a cristalização e obtive uma pasta castanha, não muito boa... Comi-o numa cápsula, 130mg, e não notei qualquer efeito.

Então comecei novamente com a base de Mannich, sintetizada sem o uso de HCl para permanecer básica. Após a evaporação obtive a mistura oleosa da foto abaixo.
Pensei que fosse um fracasso novamente, porque li que eram cristais à temperatura ambiente, mas alguns laboratórios vendem-no a 96% na forma líquida, por isso é um alívio !!
Lancei a última reação de Grignard. Quando estiver concluída e testada, farei uma atualização.
 

Attachments

  • dxbaQZC57T.jpg
    dxbaQZC57T.jpg
    512.8 KB · Views: 397

VidaliaOnions

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 23, 2023
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Se o teu amigo comeu uma cápsula de uma substância oleosa castanha que obviamente não é tramadol, não deves consumir o produto final sem teres a certeza de que é o que é e que as reacções foram bem sucedidas. O que é que se passa com o teu filho?
 

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Já fiz uma extração ácido-base, pelo que a molécula pertencia obviamente a uma família conhecida, na qual, tanto quanto sei, ninguém obteve um LD50 próximo deste nível.
Não se preocupem por mim!
 

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Olá a todos,

Depois de mais de 8 tentativas, não consegui produzir Tramadol, pelo menos, não mais do que 5mg, mas provavelmente outra molécula.

A minha reação de Grignard está correcta, a temperatura para inflamar o 3-Bromoanisol + flocos de Mg parece ser 70°C +/-2°C sob agitação constante (a agitação é importante para arranhar a superfície do Mg e remover o óxido. Pelo menos num ponto positivo.

Depois penso que o meu problema vem da síntese de Mannich: o meu produto NÃO cristaliza em acetona: os cristais estão a formar automaticamente uma fase líquida mais densa.
Retiro 95% da acetona e faço evaporar a fase líquida mais densa numa placa a 60°C, para obter cristais brancos.

Mas depois, se eu tentar recristalizá-los novamente a partir da acetona, da mesma forma, o produto perde 70% do peso e mantém as mesmas propriedades.

Como o cloridrato de 2-dimetilaminometil-ciclohexanona deve fundir perto de 157-158°C, presumo que não seja o Mannich.HCl esperado, certo?

Alguém me pode dar alguma dica? Ou melhor, tente ele próprio e partilhe o seu resultado, por favor?

(aqui, uma foto do Mannich.HCl "falso" bruto 10mmol, antes da recristalização).
 

Attachments

  • gfz01QYmLN.jpg
    gfz01QYmLN.jpg
    1.2 MB · Views: 399

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
Utiliza-se acetona pura e seca? Olá, peço desculpa pela resposta longa. Não tinha visto a sua pergunta.
 
View previous replies…

Plinius

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 1, 2023
Messages
36
Reaction score
15
Points
8
Olá, eu também sou muito, muito lento, como podem ver!
Eu uso acetona "pura" da loja de ferragens, mm, quer dizer que esse tipo de acetona não é puro?
Tenho acesso a acetona de laboratório, mas é muito mais cara... Talvez devesse fazer uma destilação fraccionada da acetona comercial?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,696
Solutions
3
Reaction score
2,821
Points
113
Deals
1
Penso que é preciso ter a certeza de que é preciso destilar em acetona e secar.
 

Alojz

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Feb 11, 2023
Messages
19
Reaction score
5
Points
3
Pode publicar uma contribuição para a produção de tilidina
 
Top