Tentei este método de reação de P2P para Amph várias vezes, pois disseram-me que daria até 80% de rendimentos e posso dizer que aparentemente é uma grande treta e os rendimentos são ridiculamente baixos. Estou certo de que não funcionará bem com o P2NP, uma vez que as condições alcalinas, como já foi dito, não são favoráveis para a primeira etapa.
O Al/Hg ácido funciona, claro, e com rendimentos aceitáveis, mas o volume da reação é grande e a reação é tão violenta que não conheço ninguém que se tenha atrevido a processar mais de 100 g de Amph de cada vez (e esses relataram também que, por vezes, rebenta tudo até ao teto - só o fizeram no exterior por esta razão),
Al/Ni e ácido, isso é apenas outra variação de Urushibara, o ácido produz hidrogénio a partir do Al que é suposto carregar o Ni que é suposto estar na forma de nanopartículas e teoricamente funciona, claro, mas honestamente, não consigo vê-lo a funcionar sem um recipiente sob pressão e reagentes de elevada pureza e uma grande dose de sorte.
Assim, qualquer reação para reduzir o P2NP que comece por ser básica (alcalina) terá rendimentos muito baixos (exceto se a situação for remediada pela adição de uma enorme quantidade de SiO sob a forma de gel de sílica que tenha sido calcificado até 800 °C antes de ser utilizado. Condições estritamente anidras. Trata-se de uma reação em suspensão, mas que evita a ocorrência da reação secundária de Michaels. (800 °C para SiO são fáceis num micro-ondas).
Resta saber se este sistema reduzirá o Nitro-Alcano resultante. Não sei.
Mas valeria a pena tentar, orecipitando CuCl2 ou o Sulfato em SiO e calcinando-o e depois adicionando P2NP em metanol/xileno, aquecer até à ebulição e adicionar NaBH4 em porções, 4 a 5 equivalentes molares.
Penso que isto funciona porque o NaBH4 a temperaturas elevadas forma um composto de adição com o metanol que é perfeitamente adequado para a redução da ligação dupla, o gel de sílica impede a reação secundária e o cobre torna possível a redução do nitro.
No entanto, a melhor opção seria utilizar nanopartículas de Cu2FeO4 em gel de sílica (a preparação é simples).
Mas quer algo sem NaBH4, ok, como já foi dito há o SnCl2/HCl que funciona bem e o SnCl2 pode ser preparado in situ a partir de estanho e HCl.
Em seguida, reduza o nitro com outra coisa, existem várias formas possíveis, mas infelizmente as reacções não funcionam só porque alguém escreveu que funcionam ou porque se quer que funcionem, pois são muito fáceis e utilizam apenas o que está à mão. Eu próprio já caí nesta armadilha no passado e acabei por me arrepender do desperdício de dinheiro, tempo e precursores e por cultivar um ódio ardente pelos químicos de poltrona que sugam reacções fictícias do nada, com um pouco de conhecimento mas muito desejo, e publicam o resultado em fóruns da Internet como se o tivessem feito realmente (ou escreveram artigos em revistas de segunda ou terceira categoria que muitas vezes têm "comunicações" ou "cartas" no nome).
Espero que saibas que a redução de P2NP pode dar origem a uma infinidade de compostos diferentes, dependendo das condições, das temperaturas, dos solventes e do agente redutor. Por exemplo, SnCl2 em metanol ou etanol dá um produto completamente diferente (alquilado) do que em acetato de etilo, que dá o alcano. Por este motivo, a resolução de problemas sem equipamento e competências analíticas sérias é praticamente impossível.
Tenho uma outra forma em mente que acredito ser muito promissora para reduzir nitroalcenos, alcanos, oximas, nitrilos e outros, mas quero experimentar primeiro, desculpem. De qualquer modo, tornarei públicos os resultados, se forem notáveis, como sempre fiz. Mas primeiro preciso de alguns P2NP, se alguém na UE quiser doar 50 g ou 100 g, eu não diria que não. É um passatempo caro se não se vender nada e eu não vendo. Não estou a queixar-me, é apenas uma questão de facto.