Síntese de 2cb + problemas com imagens, por favor, ajudem-me a resolver o problema

Babazik

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 4, 2022
Messages
13
Reaction score
0
Points
1
Já tentei fazer esta nova forma, mas deparei-me com problemas, espero que me possam ajudar a resolver o problema.
CeMgoFKiy0

Encomendei 1 kg de 2,5 Dmba da China.

Eis os passos:

1. Dissolver 8,3g (50mmol) de 2,5-Dimetoxi-Benzaldeído em 50ml de Metanol e 6,1g (100mmol) de Nitrometano num copo de 1L. Agitar a solução e arrefecer até 0~5 graus C.

2. Dissolver 8,4g (150mol) de hidróxido de potássio em 25ml de metanol. Agitar a solução e arrefecer até 0~5 graus C.

3. Colocar o copo com a solução de 2,5-Dimetoxi-Benzaldeído em (1) num recipiente grande com banhos de gelo e sal e colocar o recipiente grande no agitador magnético. Utilizar um termómetro para controlar a temperatura no interior do copo e ligar o agitador.

4. Utilizar um conta-gotas para adicionar lentamente a solução de hidróxido de potássio ao copo. Evitar que a temperatura ultrapasse os 5 graus C.

5. Depois de terminada a adição (normalmente dentro de 1 hora), agitar a mistura durante mais 30 minutos.

6. Preparar 300 ml de solução de HCl a 10% e arrefecê-la a 5-10 graus C enquanto se agita a mistura.

7. Adicionar a solução arrefecida de HCl a 10% ao copo com a mistura 5 vezes de 5 em 5 minutos (cerca de 60 ml uma vez) com agitação.

8. Agora pode ver-se um cristal de cor amarela no interior da mistura. Prepara um funil e um balão de Buchner e utiliza a fonte de sucção para recolher o cristal. Não é necessário secar e pesar o cristal.

***A primeira fotografia mostra o amarelo (o mais escuro é o DMBA que não reagiu e foi removido).

9. Misture 300 ml de solução de HCl a 32% e 150 ml de IPA num copo de 1L. Arrefecer a solução a 5 graus C.

10. Adicionar o cristal húmido de (8) à solução de HCl/IPA de (9). Coloque o copo num recipiente grande com banhos de gelo e sal e coloque o recipiente grande no agitador magnético.

11. Preparar 45 g de zinco em pó. Adicionar o pó à solução de agitação no prazo de 1 hora. Não se apresse, caso contrário, irá obter muitas bolhas amarelas. Utilizar uma colher pequena e adicionar lentamente.


12. Após a adição estar concluída. Agitar a mistura durante mais 2 horas. Agora, a solução torna-se transparente e pode haver algum zinco não dissolvido no fundo. Na superfície do pó de zinco não dissolvido, verá bolhas de hidrogénio muito pequenas. Colocar a mistura tapada no frigorífico durante uma noite. Ao mesmo tempo, misture 100 g de hidróxido de sódio com 150 ml de água. Adicionar NaOH à água em 3 ou 4 vezes para evitar o aumento da temperatura. Colocar também a solução de NaOH no frigorífico.

13. Coloque o copo com a mistura num recipiente grande com banhos de gelo e sal e coloque o recipiente grande no agitador magnético. Adicione lentamente a solução de NaOH à mistura agitada para evitar o aumento da temperatura.

14. Após a adição, adicionam-se mais 50 g de NaCl à mistura e deixa-se repousar a mistura durante algumas horas até se conseguir ver a camada de IPA bem separada.

15. Utilizar um conta-gotas para sugar cuidadosamente a camada de IPA para um recipiente. Adicionar 50 ml de IPA à mistura e aspirar para recolher o produto duas vezes.
16. Colocar o IPA com 2C-H debaixo de uma ventoinha para evaporar. Poucas horas depois, obtém-se um óleo de cor amarela (2C-H). Pode misturar 200 g de hidróxido de sódio com 300 ml de água. Adicionar NaOH à água em 3 ou 4 vezes para evitar o aumento da temperatura. Colocar a solução de NaOH no frigorífico.

17. Pesar o óleo e registá-lo. Se tiver problemas com o limite superior da balança, prepare um recipiente mais pequeno e registe o peso vazio. Durante a evaporação do IPA, pode transferir a mistura para o recipiente mais pequeno.

*** PIC aqui obtive o 2ch extraído com dmba e ipa e estava seco (o meu 2ch tinha um aspeto um pouco escuro, apesar de eu ter vigiado bem a temperatura.

18. Para 100mmol de 2C-H, dissolva-o em 50ml de GAA num copo de 1L e coloque o copo em banho de gelo com um agitador.

19. Misture 120 ml de GAA, 40 ml de água, 11,8 g de ácido sulfúrico (120 mmol) e 14,3 g de brometo de potássio (120 mmol) noutro copo. Adicionar 5,8 g de solução de peróxido de hidrogénio a 35% (60 mmol) à mistura, agitando. Verá que a cor muda.

20. Utilizar um conta-gotas para adicionar a mistura de (19) à mistura de (18), lentamente e com agitação. Após a adição, adicionar 5,8 g de solução de peróxido de hidrogénio a 35% (60 mmol) à mistura, agitando. Esperar mais 20 minutos com agitação.

*Aqui está a fase de bromminação, penso que acertei... basta misturar tudo.


21. Adicionar lentamente a solução de NaOH de (16) à mistura em banho de gelo.

* Esta é a imagem com a gosma preta a flutuar.

22. A cor deve agora ser castanha escura. Adicionar 100 ml de Tolueno à mistura, agitando. Após 5 minutos de agitação, sentar a mistura para aguardar a separação das camadas. Aspirar o tolueno com um conta-gotas e recolher o tolueno. Repetir este passo até o tolueno se tornar transparente. É necessário adicionar tolueno talvez 3 vezes ou mais, dependendo da sua capacidade.

*Adicionar a imagem com a extração de soluto com as camadas. Utilizei também um funil de separação para me certificar de que o tolueno estava o mais limpo possível, sem água.


23. Coloque o tolueno no agitador e adicione 13,6 g de solução de HCl a 32% (120 mmol). Com a agitação, verá a formação de algum sal no tolueno. Poucos minutos depois, pare a agitação e utilize um funil e um filtro para recolher o pó de sal. Este deve ser de cor castanha escura.

***Foi aqui que tive um problema, adicionei hcl ao tolueno e, em vez de sal, gerou-se apenas uma gosma preta que caiu para o fundo e acabei por ficar com uma grande quantidade de sal T_T


24. Utilizar acetona para lavar o pó no filtro com conta-gotas até a cor ficar branca.

Agora não sei mesmo o que fazer? tenho aquela gosma preta que se afundou no fundo, acho que é 2cb? que não pode formar sal? e ficou protenada e tornou-se insolúvel em tolueno e afundou-se no fundo?
tenho acesso ao DCM e pergunto-me o que devo fazer a seguir? devo recolher a gosma preta afundada e fazer alguma coisa com ela?
também o meu óleo 2ch tinha um aspeto um pouco escuro, isto é significativo?
 
Last edited by a moderator:

Babazik

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 4, 2022
Messages
13
Reaction score
0
Points
1
editar : O que é que eu fiz? Peguei num pedaço que flutuou após a adição de NAOH, que torna o 2cb não solúvel em água, e deixei-o cair num tolueno limpo e adicionei hcl e ele gerou sal branco, o meu palpite é que há outras coisas no tolueno que impedem a geração do sal, Por isso, tive a ideia de adicionar hcl ao tolueno e todos os 2cb protencionados irão afundar-se, separando o tolueno com um funil e adicionando NAOH, o que irá gerar pedaços de 2cb insolúveis em água.
 
Last edited:

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,693
Solutions
3
Reaction score
2,818
Points
113
Deals
1
Na verdade, penso que o H2O2 35% com ácido sulfúrico destrói (sobre-oxida) o seu produto. Pode obter bromo elementar e efetuar a reação como escrevi?
Esta substância funde-se à mesma temperatura que o 2C-B*HCl?
 
Last edited by a moderator:

Babazik

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 4, 2022
Messages
13
Reaction score
0
Points
1
não tive oportunidade de verificar
não creio que possa obter bromo elementar, uma vez que é necessária uma aprovação especial, mas vou pedir talvez em pequena quantidade, sei de facto que o meu amigo noutro país foi bem sucedido com a síntese a 100%, por isso só eu é que estou a fazer algo de errado, ele disse-me que preciso de vigiar a temperatura até menos de 10C na redução de zinco ou vou obter óleo 2ch de aspeto mais escuro.
tenho quase a certeza que o meu tolueno está apenas sujo com outro produto, uma vez que não ficou claro depois de adicionar o HCL, e o 2cb protenado afundou-se no fundo, mas obtive sal se tirei um pedaço da imagem e adicionei ao tolueno limpo, deu-me uma pequena quantidade de sal, por isso pergunto-me como devo extrair a gosma de 2cb do tolueno?
adicionar hcl e deixá-lo afundar? depois deitar fora o tolueno sujo, adicionar água de base ao bom com agitação para o tornar insolúvel em água e gerar pedaços de óleo 2cb, depois deitá-lo novamente no tolueno limpo e adicionar hcl novamente? pode funcionar? o que acha?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,693
Solutions
3
Reaction score
2,818
Points
113
Deals
1
É muito difícil de ler, pá, mas eu percebo.
Evaporar o tolueno, destilar o tolueno e repetir
Queres dizer solução aquosa de NaOH, certo?
O que é isso?
 
Last edited by a moderator:

Babazik

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 4, 2022
Messages
13
Reaction score
0
Points
1

a foto em que há pedaços de 2cb a flutuar, eu peguei num deles e deixei-o cair num tolueno limpo e adicionei hcl e gerou-se sal, por isso acho que o tolueno utilizado para a extração tem coisas que não permitem a formação de sal, agora tenho tolueno com gosma no fundo após a adição de hcl e pergunto-me como devo separá-lo do tolueno sujo (juntamente com as coisas que estão nele para além do 2cb) para o poder adicionar a um novo tolueno e tentar adicionar hcl para formar sal
 

Uncle Lee

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2022
Messages
44
Reaction score
52
Points
18
Penso que tem um problema no primeiro passo, na reação de Henry, deve usar algum tipo de amina primária como catalisador em vez de hidróxido de sódio, se não conseguir um bom catalisador, pode usar acetato de amónio, depois refluir o catalisador com os reagentes, a uma certa temperatura para permitir a desidratação do álcool β-nitro para formar Nitroalceno, esta temperatura é pelo menos a temperatura ambiente, não sob e em condições.
Adiciona ácido clorídrico à reação, suponho que o seu objetivo é terminar a reação, de facto penso que este passo é redundante, após a reação estar terminada pode colocar a reação no frigorífico e depois bombear e lavar com IPA ou recristalizar
O Nitroalceno que obteve deve ser laranja a vermelho, e após a recristalização a forma cristalina mostra cristais em forma de agulha, o seu produto é amarelo, não creio que isto esteja correto, é possível que tenha apenas reduzido o aldeído a álcool e depois bromado para obter estes produtos negros
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,693
Solutions
3
Reaction score
2,818
Points
113
Deals
1
Ou repetir a síntese com DCM.
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
550
Reaction score
298
Points
63
Existem preparações muito melhores e mais fáceis tanto para o nitroestireno como para a sua redução, para as quais recomendo vivamente o Al/Hg ou, melhor ainda, o Red-Al.
 
Top