Isómeros e ácido tartárico

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Nunca dividi isómeros. Será que alguém que já tenha feito este processo me pode esclarecer isto?
Existe o ácido L+ tartárico {que é o isómero dexto, o que é fácil de comprar )
E o ácido D-tartárico (que é o Levo, que é difícil de comprar para além da China)
Estou um pouco confuso ao ler os tópicos e artigos sobre a forma de o fazer. Digamos que utilizo ácido L+-tartárico, que é o isómero dextro, e tenho 1 mole de metanol/ampt de base livre. Estou a usar isto para cristalizar a mole completa de base livre para produzir
D metanfetamina/amptamina D tartarato e L metanfetamina/amptamina D tartarato, o que, por sua vez, dará a estes dois isómeros solubilidades diferentes?
Ou será que a seletividade do ácido L+tartárico cristaliza o isómero D da minha base livre, o que significa que preciso de 0,5 mol de ácido L+tartárico para 1 mol de base livre.
Li muitas informações contraditórias, é muito confuso quando se trata de ácido tartárico. Se alguém tiver experiência, será muito apreciado.
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Aqui, fiz isto há algum tempo, a primeira linha descreve o "meu" procedimento, não entrei em pormenores sobre a via do ácido D-tartárico porque não tenho experiência em primeira mão, mas a utilização de L-tartárico em excesso como descrito produz, penso eu, pelo menos, um produto opticamente puro, ainda não tenho forma de o provar, mas a teoria confirma-se, assim como a farmacologia é visivelmente melhor, menor frequência cardíaca, sem espasmos, redução do bruxismo.Também o facto de o ácido L-tartárico(eles fazem a distinção) ser regularmente apreendido, se acompanharmos a literatura. É um caso de "confie em mim, mano", mas, como disse, a teoria é sólida.

Vou trabalhar um pouco nos próximos dias, registando os meus resultados e proporções e talvez abra um tópico para mostrar as minhas descobertas ou publique aqui, não sei

Desculpem também o trabalho artístico, não sou o melhor designer gráfico


Ij0D3XaBvK
 
View previous replies…

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,662
Solutions
3
Reaction score
2,738
Points
113
Deals
1
Existe uma versão ilustrada no final do tópico. Não sei porque é que as pessoas não olham e não lêem (Fig. 17-20)
 

Ihml

Don't buy from me
Resident
Language
🇱🇹
Joined
Mar 3, 2024
Messages
7
Reaction score
6
Points
3
Poderá ser utilizado um filtro de papel normal para a filtração ou será necessário utilizar um filtro de vidro borossilicatado? Uma vez que a anfetamina é uma base fraca com um pH de cerca de 11.
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Também é necessário mencionar que o produto tartarato não é tão sensível ao pH baixo, por isso um excesso não prejudica realmente, a solução fica vermelha, indicando que a porção de resíduos é pulverizada e o excesso de ácido flutua para o fundo muito mais rapidamente do que o seu floculante, mas o seu sólido mantém-se totalmente, e sai bonito e branco quando filtrado, não vai POOF como outros infractores *ahem*
 

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Obrigado, então a seletividade do ácido L+ tartárico cristaliza a base livre D, não é verdade?
não poderia colocar o seu produto sob um polarímetro para verificar a rotação, isto confirmará que o seu produto é opticamente puro. Penso que é necessária uma rotação média de +12,5 para o isómero D da metanfetamina, mas tenho de verificar isto.
seria bom se publicasse os seus resultados aqui.
quais são, na sua opinião, os melhores solventes a utilizar?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
idealmente, um álcool + base livre, mas integrado no processo global faz mais sentido não destilar a vapor do que utilizar extractos tal como estão, uma vez que serão submetidos a pelo menos 1 purificação ácido-base no final do processo, apenas pela natureza do processo, por vezes 2.
no que diz respeito a um polímetro, não tenho acesso a um, poderia preparar uma solução de sal racémico para comparar os seus índices de refração, mas não sei se isso será muito conclusivo
 
View previous replies…

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Devíamos destilar a vapor a base livre racémica antes. Provavelmente, isso tornará o processo muito mais fácil. Que tal um sistema bifásico que consiste no ácido tartárico em água e na base livre no meio não polar, e misturá-los. Assim, o isómero D do tartarato deve migrar para a camada de água e a base livre L deve ficar onde está.
Vou experimentar os dois e depois digo-vos

Vou testá-lo no meu polarímetro quando tiver experimentado estes métodos
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
A destilação é uma dor de cabeça para mim, mas pode ir em frente, o sistema que está a propor não parece muito mau, a única coisa que eu poderia protestar em relação a isso seria a solubilidade do ácido tartárico na água, mas não tenho a certeza de como ou se isso poderia afetar o processo, estou ansioso pelas suas descobertas, mantenha-nos informados
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
um álcool e não acetona, com o raciocínio de que o ácido tartárico é mais solúvel em álcoois do que em acetona, talvez funcione melhor em acetona, mas ainda não experimentei
 

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Os diagramas são uma grande ajuda, muito bom. Quando o experimentar, publicarei os meus resultados aqui
 

btcboss2022

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 15, 2022
Messages
650
Solutions
1
Reaction score
657
Points
93
Deals
8
Penso que há algo de errado com o gráfico.
Se utilizar o ácido L+-tartárico (mais barato e mais fácil de encontrar), o enantiómero D (anf,Meth) estará na solução e não no sólido, como parece.
Se utilizar o ácido D-tartárico (mais caro e difícil de encontrar) o enantiómero D(amph,Meth) estará no sólido.
Obrigado.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,662
Solutions
3
Reaction score
2,738
Points
113
Deals
1
O seu esquema está correto. O sal é precipitado no estado sólido. Não há diferença entre o sal do ácido l-tartárico da d-anfetamina e o sal d-tartárico da l-anfetamina. É possível mudar o ácido e obter o isómero diferente no estado sólido com os procedimentos seguintes.

P.S.: o mesmo para a metanfetamina.
 
View previous replies…

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Ok, mas mesmo que fosse como disseste, o que eu não acho que seja, ainda assim seria conveniente, desde que UM deles precipite, tens a capacidade de separar de qualquer maneira
 

btcboss2022

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 15, 2022
Messages
650
Solutions
1
Reaction score
657
Points
93
Deals
8
"Não há diferença, sal do ácido l-tartárico da d-anfetamina ou sal d-tartárico da l-anfetamina"
Sei que o que quero dizer é que com L+tartárico (isómero d-tartárico/dextrotartárico/D) terá o D-amph ou D-meth na parte da solução e não na parte sólida.
Obrigado.
 

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2022
Messages
100
Reaction score
25
Points
28
Olá, a metanfetamina sintetizada a partir do método da efedrina e pseudoefedrina dá o isómero d-metanfetamina com 99% de pureza? Se não, quanto?
 

Ihml

Don't buy from me
Resident
Language
🇱🇹
Joined
Mar 3, 2024
Messages
7
Reaction score
6
Points
3
Não sou Patton, mas: só produziria D-meth se a efedrina utilizada fosse derivada de uma planta, uma vez que as plantas naturalmente só produzem L-efedrina (que se transforma no enantiómero oposto após a reação - D-meth neste caso). Se fosse utilizada efedrina sintetizada quimicamente, obter-se-ia metanfetamina racémica, porque a síntese da efedrina não é estereoespecífica.
 

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Sim, g.patton, de outra forma os dois isómeros são separados, um no solvente e outro como sal
 
Top