Extrair iodo de uma tintura 20 fracassos em 22 tentativas

calmcatfather

Don't buy from me
Resident
Language
🇹🇷
Reaction score
5
Acho que hoje é o dia do meu problema. Há cerca de 4 dias que estou a tentar extrair iodo de uma tintura. Tentei 22 vezes e só tive sucesso em 2 tentativas aleatórias e não anotei essas tentativas. Vou escrever os métodos que utilizei e os materiais que utilizei. Em vez de iodo, saem coisas acastanhadas em pedaços. Pesquisei como ultrapassar isto, vi vídeos e estou a fazer a mesma coisa, mas não tenho tido sucesso.

- Os materiais que utilizo
- %18 ácido clorídrico
- %3 de peróxido de hidrogénio
- Hidróxido de sódio
- Tintura

Em algumas experiências, tentei adicionar 1gr, 2gr, 3gr de NaOH a 5ml de água.

Experimentei com ácido clorídrico adicionando 5ml, 10ml, 15ml e por vezes 25ml.

Experimentei 5ml, 10ml, 30ml e 50ml com peróxido de hidrogénio.

Ou igualei as proporções que escrevi aqui ou tentei adicionar mais de um do que do outro. Normalmente coei o líquido depois de adicionar o NaOH e coei sempre o que me pareceu ser a povidona amarelada, tipo plástico. Adicionei sempre o ácido clorídrico lentamente e esperei que o líquido ficasse quase preto. Ok, agora eu entendo que o NaOH baseia a tintura. O HCL neutraliza-a. Ainda não percebi o que faz exatamente o peróxido de hidrogénio. Oxida como o ferro, mas não consegui perceber como. Nas 2 tentativas aleatórias que fiz, misturei todos os ingredientes de forma aleatória e rápida e extraí iodo. Como é que eu sei que era iodo? Depois de cada tentativa, aqueci o material restante e observei a condensação do iodo. Continuo a não perceber porque é que se formam pedaços acastanhados em vez de iodo. Qualquer ajuda nesta matéria seria muito apreciada.

SoldadoDeDrogas

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
161
Isto é fácil, apanhei-te, amigo... Primeiro, diz-me...

É tintura de iodo em álcool? %2?
Ou é solução de iodopovidona? %10?

SoldadoDeDrogas

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
161
Está bem. Melhor ainda. O que é uma garrafa de 8 ou 12 onças? Esqueci-me... não importa.
Primeiro, precisamos de uma solução de NaOH ou KOH a 25 % em água. Para cada frasco de I2, são necessários cerca de 30 g de NaOH para 90 ml de água. Adicione a sua solução de iodo a um copo maior que possa conter pelo menos 2 ou 3 vezes o volume.
Começa a adicionar lentamente a solução de NaOH ao iodo até que este adquira uma cor amarela pálida. Uma espécie de lodo irá desenvolver-se e coagular. É melhor filtrá-lo da solução. Depois de reduzir a solução de iodo/NaOH para cerca de metade do volume, terá de filtrar novamente a gosma amarela. A gosma é muito mais sólida e tangível após o aquecimento. Reduzir a solução para cerca de 60 ml depois de remover toda a gosma.

Quando tiveres a tua solução filtrada e reduzida. Agora podemos retirar o iodo. Para o efeito, é necessário adicionar uma porção igual de ácido HCl (60 ml de ~% 37 HCl) à solução. Adiciona lentamente o HCl. A solução passará de uma cor clara para a cor vermelha acastanhada com que começámos, mas tem cuidado porque irá reagir violentamente. Por fim, precisamos de uma boa quantidade de peróxido de hidrogénio fresco. À sua solução de iodo/HCl, queremos adicionar lentamente cerca de 4 vezes o volume, ou seja, cerca de 400 ml de peróxido de hidrogénio ou até que os cristais de iodo comecem a precipitar e parem. Deixe repousar por um momento e mexa para se certificar de que não há mais precipitação. Decante a solução para outro copo, mas certifique-se de que utiliza um filtro para apanhar o iodo que possa escorrer. Finalmente, pode enxaguar o iodo sólido com um pouco de água, combinar, enxaguar e decantar/filtrar.

O passo final, se quiser um produto muito puro, é vaporizar o iodo e condensá-lo numa superfície fria, raspando-o em seguida. Ficará com agulhas de iodo cristalinas e brilhantes. Já viu esta técnica? É difícil de explicar a alguém com palavras, mas creio que o nilered mostra esta técnica num dos seus vídeos. Basicamente, basta colocar o iodo num copo, tapá-lo e colocar gelo na tampa, para que o iodo vaporizado se condense na superfície fria quando for aquecido e vaporizado.

É isso, meu amigo. Boa sorte. Diz-me como correu. o7