- Language
- 🇹🇷
- Reaction score
- 5
Acho que hoje é o dia do meu problema. Há cerca de 4 dias que estou a tentar extrair iodo de uma tintura. Tentei 22 vezes e só tive sucesso em 2 tentativas aleatórias e não anotei essas tentativas. Vou escrever os métodos que utilizei e os materiais que utilizei. Em vez de iodo, saem coisas acastanhadas em pedaços. Pesquisei como ultrapassar isto, vi vídeos e estou a fazer a mesma coisa, mas não tenho tido sucesso.
- Os materiais que utilizo
- %18 ácido clorídrico
- %3 de peróxido de hidrogénio
- Hidróxido de sódio
- Tintura
Em algumas experiências, tentei adicionar 1gr, 2gr, 3gr de NaOH a 5ml de água.
Experimentei com ácido clorídrico adicionando 5ml, 10ml, 15ml e por vezes 25ml.
Experimentei 5ml, 10ml, 30ml e 50ml com peróxido de hidrogénio.
Ou igualei as proporções que escrevi aqui ou tentei adicionar mais de um do que do outro. Normalmente coei o líquido depois de adicionar o NaOH e coei sempre o que me pareceu ser a povidona amarelada, tipo plástico. Adicionei sempre o ácido clorídrico lentamente e esperei que o líquido ficasse quase preto. Ok, agora eu entendo que o NaOH baseia a tintura. O HCL neutraliza-a. Ainda não percebi o que faz exatamente o peróxido de hidrogénio. Oxida como o ferro, mas não consegui perceber como. Nas 2 tentativas aleatórias que fiz, misturei todos os ingredientes de forma aleatória e rápida e extraí iodo. Como é que eu sei que era iodo? Depois de cada tentativa, aqueci o material restante e observei a condensação do iodo. Continuo a não perceber porque é que se formam pedaços acastanhados em vez de iodo. Qualquer ajuda nesta matéria seria muito apreciada.
- Os materiais que utilizo
- %18 ácido clorídrico
- %3 de peróxido de hidrogénio
- Hidróxido de sódio
- Tintura
Em algumas experiências, tentei adicionar 1gr, 2gr, 3gr de NaOH a 5ml de água.
Experimentei com ácido clorídrico adicionando 5ml, 10ml, 15ml e por vezes 25ml.
Experimentei 5ml, 10ml, 30ml e 50ml com peróxido de hidrogénio.
Ou igualei as proporções que escrevi aqui ou tentei adicionar mais de um do que do outro. Normalmente coei o líquido depois de adicionar o NaOH e coei sempre o que me pareceu ser a povidona amarelada, tipo plástico. Adicionei sempre o ácido clorídrico lentamente e esperei que o líquido ficasse quase preto. Ok, agora eu entendo que o NaOH baseia a tintura. O HCL neutraliza-a. Ainda não percebi o que faz exatamente o peróxido de hidrogénio. Oxida como o ferro, mas não consegui perceber como. Nas 2 tentativas aleatórias que fiz, misturei todos os ingredientes de forma aleatória e rápida e extraí iodo. Como é que eu sei que era iodo? Depois de cada tentativa, aqueci o material restante e observei a condensação do iodo. Continuo a não perceber porque é que se formam pedaços acastanhados em vez de iodo. Qualquer ajuda nesta matéria seria muito apreciada.