Ok, acelerei o processo de secagem no forno, forno com ventoinha, abaixo dos 100 graus Celsius (parecia cerca de 80).
Fiquei com 168mg de um resíduo amarelo/branco sujo - ligeiramente ceroso na textura.
Se se tratasse de 2C-B puro, isso significaria que o meu rendimento é de 16,8 mg por comprimido (anunciado a 20 mg), o que seria um rendimento bastante decente de 84%.
Não tenho dúvidas de que não se trata de 2C-B pura, pelo que o meu rendimento é definitivamente mais baixo, mas não deixa de ser um exercício divertido.
Como é ligeiramente ceroso, o meu desejo de o insuflar não vai ser assim tão bom, por isso vou dissolver todos os 168 mg em 5 ml de solução salina a 0,9% e colocá-los num spray nasal. Como se dissolve sem problemas, este deve ser um método de administração fácil.
As minhas bombas nasais dão-me 30 actuações por 5ml, por isso, com 168mg, isto dar-me-ia 5,6mg deste resíduo 2C-B. 2 bombas devem ser uma dosagem bastante decente.
A segunda imagem é depois de adicionar os 5ml de solução salina a 0,9% - a água ficou com uma cor leitosa ligeiramente esbranquiçada e há sedimentos a flutuar nela. Isto é um contraste inicial com a água límpida que entrou na fase de evaporação.
Portanto, ou o calor era demasiado intenso e eu cozinhei alguma coisa no forno, ou o processo de evaporação/secagem mexeu com alguns dos adulterantes/aglutinantes que eram solúveis em água e que agora saíram, ou alguma coisa nesta solução não gostou da solução salina. É verdade que a água limpa tinha mais de 100 ml e esta solução salina tem apenas 5 ml, mas mesmo durante a secagem a água não mudou de cor, por isso algo se passa definitivamente.
Se calhar vou sacrificar mais 10 comprimidos para tentar fazer isto outra vez e mudar algumas coisas.
1. tabuleiro de teflon para secar
2. dissolver os comprimidos depois de esmagados e deixar assentar antes de filtrar, parando antes que o sedimento chegue ao filtro.
3. Deixar assentar cada lavagem sucessiva.
4. utilizar quantidades menores de água (30 ml por lavagem e não 50 ml)
5. Permitir uma evaporação natural mais lenta (até eu conseguir deitar as mãos a algo que a acelere...)
De qualquer forma - este é o exercício de hoje sobre filtração e evaporação