- Solutions
- 1
- Reaction score
- 424
Li que se pode concentrar eficazmente o ácido acético simplesmente congelando a água. O ácido acético tem um ponto de congelação inferior ao da água numa dada concentração e, quanto mais concentrada for a solução, mais elevado é o ponto de congelação. Como todos sabem, o ácido acético anidro (ácido acético glacial) tem um ponto de congelação de cerca de 16 C. A 75%, o ponto de congelação é de cerca de 2 C, após o que a água pode ser decantada.
A 60%, o ponto de congelação, de acordo com esta tabela, deve ser de cerca de -10C. Mas isto faz-me confusão. A -10 C, a água também deveria cristalizar, por isso, o que é que me resta realmente nessa altura? Uma mistura líquida de ácido acético e água e um sólido congelado de água, ou vice-versa?
Como é que isto é feito, na prática?
A 60%, o ponto de congelação, de acordo com esta tabela, deve ser de cerca de -10C. Mas isto faz-me confusão. A -10 C, a água também deveria cristalizar, por isso, o que é que me resta realmente nessa altura? Uma mistura líquida de ácido acético e água e um sólido congelado de água, ou vice-versa?
Como é que isto é feito, na prática?
Last edited: