Tentei esse método de reação de P2P para Amph várias vezes, pois me disseram que ele daria até 80% de rendimento e posso dizer que, aparentemente, isso é uma grande besteira e os rendimentos são ridiculamente baixos. Tenho certeza de que não funcionará bem com o P2NP, pois as condições alcalinas, como dito anteriormente, não são favoráveis para a primeira etapa.
O Al/Hg ácido funciona, é claro, e com rendimentos aceitáveis, mas o volume da reação é grande e a reação é tão violenta que não conheço ninguém que tenha se atrevido a processar mais de 100 g de Amph por vez (e esses relataram também que, às vezes, a reação explode tudo até o teto - eles só faziam isso em ambientes externos por esse motivo),
Al/Ni e ácido, essa é apenas outra variação de Urushibara, o ácido produz hidrogênio a partir do Al, que supostamente carrega o Ni, que supostamente está na forma de nanopartículas e, teoricamente, funciona, é claro, mas, honestamente, não consigo ver isso funcionando sem um vaso de pressão, reagentes de alta pureza e muita sorte.
Portanto, qualquer reação para reduzir o P2NP que comece básica (alcalina) terá rendimentos muito baixos (exceto se a situação for remediada pela adição de uma grande quantidade de SiO na forma de sílica gel que tenha sido calcificada a até 800 °C antes do uso. Condições estritamente anidras. Essa será uma reação em uma pasta, mas impede a ocorrência da reação secundária de Michaels. (800 °C para SiO são fáceis em um micro-ondas, aliás).
Resta saber se esse sistema reduzirá o nitro-alcano resultante. Eu não sei.
Mas valeria a pena tentar orecipitar CuCl2 ou o sulfato em SiO e calciná-lo e, em seguida, adicionar P2NP em metanol/xileno, aquecer até a ebulição e adicionar NaBH4 em porções, 4 a 5 equivalentes molares no total.
Acredito que isso funcione porque o NaBH4, em temperaturas elevadas, forma um composto de adição com o metanol que é perfeitamente adequado para a redução da ligação dupla, o gel de sílica evita a reação colateral e o cobre possibilita a redução do nitro.
No entanto, usar nanopartículas de Cu2FeO4 em sílica gel (a preparação é simples) seria a melhor opção.
Mas se você quiser algo sem NaBH4, tudo bem, como já foi dito, há o SnCl2/HCl que funciona bem e o SnCl2 pode ser preparado in situ a partir de estanho e HCl.
Em seguida, reduza o nitro com outra coisa. Há várias maneiras possíveis, mas, infelizmente, as reações não funcionam só porque alguém escreveu que funcionam ou porque alguém realmente gostaria que funcionassem, pois são muito fáceis e usam apenas o que está à mão. Eu mesmo caí nessa armadilha no passado e, no final, lamentei o desperdício de dinheiro, tempo e precursores e cultivei um ódio ardente pelos químicos de poltrona que sugam reações fictícias do nada, com um pouco de conhecimento, mas muita vontade de pensar, e publicam o resultado em fóruns da Internet como se realmente tivessem feito isso (ou escreveram artigos em periódicos de segundo ou terceiro escalão que geralmente trazem "comunicações" ou "cartas" em seus nomes).
Espero que você saiba que a redução de P2NP pode resultar em uma infinidade de compostos diferentes, dependendo das condições, das temperaturas, dos solventes e do agente redutor. Por exemplo, o SnCl2 em metanol ou etanol produz um produto completamente diferente (alquilado) do que em acetato de etila, que produz o alcano. Por esse motivo, a solução de problemas sem equipamentos e habilidades analíticas sérias praticamente não é possível.
Tenho outra maneira em mente que acredito ser muito promissora para a redução de nitroalcenos, alcanos, oximas, nitrilas e outros, mas quero experimentar primeiro, desculpe. De qualquer forma, tornarei públicos os resultados, se forem notáveis, como sempre fiz. No entanto, preciso de alguns P2NP primeiro. Se alguém na UE quiser doar 50 g ou 100 g, eu não recusaria. É um hobby caro quando não se vende nada, e eu não vendo. Não estou reclamando, é apenas uma questão de fato.