Síntese de fenilacetona (P2P) a partir de benzaldeído com butanona

WillD

Expert
Reaction score
1,054
Reagentes.
  • Benzaldeído 1000 g.
  • Metiletil cetona (MEK) 1000 ml.
  • Água destilada 14,5 L.
  • Clorofórmio (CHCl3) 7,6 L.
  • Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
  • Sulfato de magnésio (Na2SO4) anidro.
  • Ácido acético glacial 10 L.
  • Peróxido de hidrogênio (H2O2) 1300 g 50 %.
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 600 g.
Equipamento e material de vidro.
Etapa 1. Síntese da 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona (cas 1901-26-4).
1. 1000 g de benzaldeído e 1000 ml de metiletilcetona (MEK) são misturados em um balão de 5 L, agitados e resfriados a 0 °C.
2. O gás HCl é borbulhado lentamente na mistura por 1,5 h.
3. A solução é agitada por mais 1,5 h em temperatura ambiente.
4. São adicionados 2 L de água destilada. A solução é
extraída com clorofórmio (CHCl3) 800 ml x2 e, em seguida, o extrato é lavado com solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3) até o pH neutro e seco com sulfato de magnésio (MgSO4).
5. O solvente é ev
aporadosob vácuo e a 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona (cas 1901-26-4) é destilada sob vácuo (b.p. 269,6±9,0 °C a 760 mm Hg). O rendimento da reação é de 1.000 g.
4k0BofLsw6

Etapa 2. Síntese de 2-Acetoxi-1-fenil-1-propeno (cas 24175-87-9).
1. 3-Metil-4-fenil-3-buten-2-ona (cas 1901-26-4) 1 kg da etapa 1, ácido acético glacial 10 L e peróxido de hidrogênio (H2O2) 1300 g 50 % são despejados em um reator em bateladade 25-30 L com condensador de refluxo, agitado e a 55 °C por 23 h.
2. Em seguida, adiciona-se 10 L de água destilada.
3. A mistura de reação é
extraída com clorofórmio em 5 L e seca sobre sulfato de magnésio (Na2SO4).
4. O solvente é evaporado
sob vácuo. O rendimento do 2-Acetoxi-1-fenil-1-propeno (cas 24175-87-9) é de 800 g.
Vfl5HAXyiP

Etapa 3. 1-Fenil-2-propanona (P2P; cas 103-79-7).
1. 2-Acetoxi-1-fenil-1-propeno (cas 24175-87-9) 800 g da etapa 2 e hidróxido de sódio (NaOH) 600 g em água destilada 2500 ml são agitados a 50 °C por 12 h em um balão de 10 L com condensador de refluxo.
2. A solução de reação é extraída com clorofórmio em 1000 ml, seca sobre sulfato de magnésio (Na2SO4) e o solvente é evaporado
sob vácuo. O rendimento da1-fenil-2-propanona é de 650 g.
MNKxfZ5Mng

Last edited by a moderator:

cyb3r0

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
18
Obrigado pela explicação. Por favor, mencione os materiais necessários que você conhecia
benzaldeído e metil-etil-cetona (MEK)
Isso é tudo o que é necessário?
Obrigado, senhor

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Muito obrigado pela descrição fácil e detalhada da síntese!
E quanto ao peróxido de hidrogênio, ele poderia ser substituído? É um produto químico muito controlado hoje em dia e difícil de ser sintetizado por você mesmo. Ele está presente principalmente como catalisador na reação entre o ácido acético glacial e a 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona, certo? O que poderia ser um bom substituto?

Last edited:

handle

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
77
Os perácidos funcionarão (rendimentos menores) Oxidação de Baeyer-Villiger. Leia o artigo de pesquisa acima.

View previous replies…

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
22
Você usou água/álcool 50/50 ou apenas água e base?

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
88
Álcool/água com base.

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
88
Vale a pena procurar em diferentes lojas on-line ou lojas normais de rua que vendam H2O2 para o cultivo de plantas.

Jack

Don't buy from me
Resident
Reaction score
18
Não se trata de um catalisador, mas de um oxidante. Leia o link fornecido e pesquise sobre a oxidação do viligerador baeyer.

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Ok, bom, um oxidante. E estou vendo a reação no link. Obrigado! Nele, eles usam perborato de sódio para a oxidação do BV. Isso pode ser mais acessível. Acho que a solução de piranha também poderia ser usada? Que outros candidatos existem?

Last edited:

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Depois de ler um pouco: que tal percarbonato de sódio? Isso seria suficiente? Porque, se fosse, essa síntese se tornaria muito mais acessível. E definitivamente vale a pena calcular a razão molar.

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Isso é perfeitamente possível. É claro que é a segunda melhor opção, mas o peróxido de hidrogênio em concentrações acima de 3% é uma substância estritamente controlada atualmente na maior parte da UE.
No entanto, uma reflexão: o íon carbonato não reagiria de forma muito intensa com o ácido acético? E talvez o neutralize?

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
29
Veja a solução hidropônica de ph+ - é 35%. Eu sou do Reino Unido. Não sei se isso seria suficiente, mas é assim que obtenho meu peróxido de hidrogênio e meu ácido sulfúrico a 35% também! Muito útil para várias aplicações em minha vida!

WillD

Expert
Reaction score
1,054
talvez seja possível comprar ácido peracético pronto e usá-lo para uma reação completa sem ácido acético e H2O2

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
56
Como usamos o ácido peracético? Existe uma explicação?

Jamroz

Don't buy from me
Resident
Reaction score
3
É necessário fazer a destilação a vácuo ou a destilação sob pressão normal será suficiente? Você poderia expandir a primeira etapa da reação com gás hcl borbulhando na mistura?

n00by Blitz

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Só para confirmar. É isso mesmo: 10 litros de ácido acético glacial. Estou correto?

Last edited:

WillD

Expert
Reaction score
1,054
Sim, 10L de GAA

situ1988

Don't buy from me
Member
Reaction score
0
Qual a concentração de GAA

waltjr5858

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
13
Basta comprar GAA 99% puro de qualquer lugar e é isso que você usa

n00by Blitz

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
É possível usar um tambor de plástico ou um cano de PVC para essa peça?

a_king

Don't buy from me
New Member
Reaction score
1
é possível substituir o clorofórmio?

Waspamine

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
3
Sei que estou 2 anos atrasado, mas o clorofórmio é muito fácil de sintetizar, procure no ytb e você verá

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Por que você gostaria de substituir o clorofórmio? É fácil sintetizar você mesmo com acetona e alvejante. Dê uma olhada no YouTube.
Mas se você realmente precisar, por algum motivo, o diclorometano e o clorofórmio geralmente são intercambiáveis.

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
88
Tentei usar DCM pela primeira vez e não deu certo.
Extraí o produto com uma mistura de acetato de etila (mais) e xileno (menos).

Cbison

Don't buy from me
Member
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Como você faz para que o MPB se solidifique? No freezer, vejo os cristais, mas fora do freezer ele se liquefaz.

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
A propósito, por que essas quantidades ENORMES de GAA e H2O2? É possível usar menos? Quais são suas funções nessa reação?

Last edited:

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
425
Acho que o que realmente estou querendo saber é sobre a estequiometria dessa reação. Em outros artigos sobre a reação de Bayer-Williger, não consigo encontrar essa quantidade enorme de GAA. Alguém pode me ajudar com a lógica? Estou muito perto de experimentar essa reação, mas a quantidade de GAA é problemática.

billythekid

Don't buy from me
New Member
Reaction score
5
Essa quantidade de GAA é muito grande, e minha melhor suposição é que a preparação do ácido peracético in situ (durante a reação) e sem um catalisador é ineficiente, de modo que o químico compensa em excesso para ajudar com isso, e o GAA também é usado aqui como solvente
Ao preparar o ácido peracético dias antes e testar o teor de oxigênio disponível, você provavelmente obterá melhores resultados. Dito isso, já vi profissionais usarem esse método e obterem, no máximo, de 35 a 65% do produto acabado. Portanto, um químico inexperiente provavelmente obterá resultados ainda piores e um novato provavelmente fracassará ou, pior ainda, se machucará. Recomendo que você leia e estude e comece aos poucos
Não exceda -5°C na condensação de aldol, deixe o mek/benzaldeído agitar durante a noite na geladeira após a gaseificação.
não ultrapasse 60°C no Bayer villager e pesquise outros oxidantes, pois obtive melhores resultados com um diferente.

View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
88
Minha primeira tentativa de fazer a oxidação do ácido perfórmico do MPB, para fazê-lo agora melhor.
Meu MPB não se mistura realmente ao ácido fórmico, pois o coloquei em uma solução de ácido fórmico e o tamponei com carbonato de sódio.
Preciso de um solvente para meu MPB? Se precisar, posso usar etanol ou é melhor usar acetona? OrgUnikum? Alguém? MadHatter?
Ficarei MUITO grato, pois não quero estragar minha reação agora e posso dar algumas dicas para o procedimento se ele for bem feito e funcionar. E eu não tenho DCM... Ainda não o coloquei no ácido perfórmico.

Last edited:

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
88
Ou posso usar ácido acético glacial como solução para meu MPB também com meu ácido perfórmico?

ByHyde

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
8
Estou trabalhando nessa síntese há muito tempo. Trabalho com perborato de sódio e eu mesmo sintetizo o perborato de sódio. E o quebro em pedaços, distribuindo a oxidação por 12 horas.
1 GR MPT= 3,5 ML GAA +2,5 GR PSB+2 ML ACETONA Espero que bons dias estejam próximos.