Question Como testar a pureza de algo?

merlin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 4, 2022
Messages
5
Reaction score
2
Points
3
Como você poderia testar a pureza de algo como um pó?

Que máquina você usaria?
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Você não usa máquinas, você usa química.

1. Em primeiro lugar, há o método de espectro, no qual você envia uma amostra do seu pó e uma referência para um laboratório. Dessa forma, você obterá uma resposta definitiva, completa com a quantificação das diferentes impurezas presentes. Mas esse método é caro e usa uma máquina. Uma máquina de espectroscopia. Dê uma olhada no Raman, há uma descrição aqui no fórum.

2. Outra maneira é a TLC, Cromatografia de Camada Fina. Há uma descrição desse processo aqui no site, e você também encontrará muito material no YouTube. É algo que você mesmo pode fazer, mas precisa de vários materiais e algum conhecimento básico.

3. Depois, há o ponto de fusão. Bastante simples: você pega uma pequena amostra do pó e a aquece até derreter. Toda substância tem seu ponto de fusão específico e, se o resultado estiver fora do padrão, significa que o pó é impuro e contém substâncias que alteram o ponto de fusão.

Mas se for uma simples questão de tentar decidir quanta droga realmente existe em, digamos, um grama do produto comprado, eu provavelmente faria uma extração A/B e veria o resultado. Dissolva uma amostra do sal comprado em água, basifique-a e colete a base livre. Em seguida, salgue-a novamente e compare o peso do sal resultante com o peso da amostra. Ou isso ou apenas tentar lavar os aditivos com algo que os dissolva, mas não o produto. Se possível.
 
Top