- Language
- 🇹🇷
- Reaction score
- 5
Acho que hoje é o dia do meu problema. Estou tentando extrair iodo da tintura há cerca de 4 dias. Tentei 22 vezes e só obtive sucesso em 2 tentativas aleatórias e não anotei essas tentativas. Escreverei os métodos que usei e os materiais que usei. Em vez de iodo, saem coisas marrons em pedaços. Pesquisei como superar isso, assisti a vídeos e estou fazendo a mesma coisa, mas não obtive sucesso.
- Os materiais que utilizo
- %18 de ácido clorídrico
- %3 de peróxido de hidrogênio
- Hidróxido de sódio
- Tintura
Em alguns experimentos, tentei adicionar 1gr, 2gr, 3gr de NaOH a 5ml de água.
Fiz experimentos com ácido clorídrico adicionando 5 ml, 10 ml, 15 ml e, às vezes, 25 ml.
Experimentei 5 ml, 10 ml, 30 ml e 50 ml com peróxido de hidrogênio.
Ou eu combinava as proporções que escrevi aqui ou tentava adicionar mais de um do que do outro. Em geral, coei o líquido após a adição de NaOH e sempre coei o que eu achava que era a povidona amarelada, parecida com plástico. Sempre adicionei o ácido clorídrico lentamente e esperei que o líquido ficasse quase preto. Certo, agora entendo que o NaOH baseia a tintura. O HCL a neutraliza. Ainda não entendo o que exatamente o peróxido de hidrogênio faz. Ele oxida como o ferro, mas não consegui descobrir como. Nas duas tentativas aleatórias que fiz, misturei todos os ingredientes de forma aleatória e rápida e extraí o iodo. Como sei que era iodo? Após cada tentativa, aqueci o material restante e observei a condensação do iodo. Ainda não entendo por que se formam pedaços marrons em vez de iodo. Qualquer ajuda sobre esse assunto será muito bem-vinda.
- Os materiais que utilizo
- %18 de ácido clorídrico
- %3 de peróxido de hidrogênio
- Hidróxido de sódio
- Tintura
Em alguns experimentos, tentei adicionar 1gr, 2gr, 3gr de NaOH a 5ml de água.
Fiz experimentos com ácido clorídrico adicionando 5 ml, 10 ml, 15 ml e, às vezes, 25 ml.
Experimentei 5 ml, 10 ml, 30 ml e 50 ml com peróxido de hidrogênio.
Ou eu combinava as proporções que escrevi aqui ou tentava adicionar mais de um do que do outro. Em geral, coei o líquido após a adição de NaOH e sempre coei o que eu achava que era a povidona amarelada, parecida com plástico. Sempre adicionei o ácido clorídrico lentamente e esperei que o líquido ficasse quase preto. Certo, agora entendo que o NaOH baseia a tintura. O HCL a neutraliza. Ainda não entendo o que exatamente o peróxido de hidrogênio faz. Ele oxida como o ferro, mas não consegui descobrir como. Nas duas tentativas aleatórias que fiz, misturei todos os ingredientes de forma aleatória e rápida e extraí o iodo. Como sei que era iodo? Após cada tentativa, aqueci o material restante e observei a condensação do iodo. Ainda não entendo por que se formam pedaços marrons em vez de iodo. Qualquer ajuda sobre esse assunto será muito bem-vinda.