- Solutions
- 1
- Reaction score
- 424
Li que é possível concentrar efetivamente o ácido acético simplesmente congelando a água. O ácido acético tem um ponto de congelamento mais baixo do que a água em uma determinada concentração e, quanto mais concentrada for a solução, mais alto será o ponto de congelamento. Como todos sabem, o ácido acético anidro (ácido acético glacial) tem um ponto de congelamento de cerca de 16 °C. A 75%, o ponto de congelamento é de cerca de 2 °C, após o qual a água pode ser decantada.
Já a 60%, o ponto de congelamento, de acordo com essa tabela, deve estar em torno de -10°C. Mas isso me confunde de alguma forma. A -10 °C, a água também deve se cristalizar, então o que realmente me resta nesse ponto? Uma mistura líquida de ácido acético e água e um sólido congelado de água, ou vice-versa?
Como isso é feito na prática?
Já a 60%, o ponto de congelamento, de acordo com essa tabela, deve estar em torno de -10°C. Mas isso me confunde de alguma forma. A -10 °C, a água também deve se cristalizar, então o que realmente me resta nesse ponto? Uma mistura líquida de ácido acético e água e um sólido congelado de água, ou vice-versa?
Como isso é feito na prática?
Last edited: