Sim, foi exatamente esse caminho que tentei. A mesma página do ródio. Isso foi há vários anos, durante a pandemia, quando eu estava um pouco maluco por causa de todo o tempo livre em meu laboratório e consumia o máximo de drogas possível. Mas o que quero dizer é que não me lembro exatamente se houve alguma variação, só sei que foi esse processo que fiz uma iteração em meu laboratório. A pureza da efedrina que eu tinha era talvez questionável, e eu tinha apenas um grama dela. O problema surgiu quando tentei purificá-la e, por ser uma catinona e ter essa carbonila, ela é solúvel em água e em solventes não polares. E com a pequena quantidade que eu tinha, basicamente perdi tudo ao fazer uma extração A/B.... Quando descobri como extrair a efedrina com eficiência de 75%, já estava usando metanfetamina...
o permanganato é bastante intenso, e o método do reagente de Jones era melhor. lembro-me de ter pensado nisso. consegui obter algo com o método do reagente de Jones que era significativamente maior do que o permanganato... porque você DEVE purificar, qualquer permanganato residual causa danos intensos ao cérebro... e talvez tenha sido isso.
A rota do reagente de Jones também não é isenta de armadilhas, pois nesse método há menção a essa "formação de massa branca ou vermelha que é um sinal de rendimento significativamente reduzido".... Não consegui evitar isso, mas mesmo assim consegui um pouco. No entanto, mais uma vez, estou fazendo isso em um tubo de ensaio de 20 ml com um grama de cada vez, pois sou um grande usuário de drogas... então..... Oxidar um grupo hidroxila na posição benzílica (o que estamos fazendo) é muito fácil, pelo que sei (o que é notoriamente difícil é reduzi-lo a metanfetamina) e, portanto, pode haver agentes oxidantes mais suaves e amigáveis por aí que não eram bem conhecidos na época do ródio... coisas como o clorocromato de piridínio (PCC).