Question Como anexar um grupo fenil a uma piperidona?

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
67
Estou procurando ver se posso usar o NPP para formar uma 4-fenipiperidina, mas tenho que basicamente partir da piperidona e anexar o grupo fenil, e não tenho ideia de como.

fidelis

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
386
"A N-fenetil-4-piperidinona (NPP) é um composto químico que pode ser modificado por meio de síntese orgânica. A ligação de um grupo fenil à NPP envolve uma reação química conhecida como acilação de Friedel-Crafts.

Nessa reação, um grupo fenil (-C6H5) pode ser ligado ao átomo de nitrogênio do anel de piperidinona no NPP. Esse processo normalmente requer o uso de um reagente contendo fenil, como benzeno ou um haleto aromático, juntamente com um catalisador de ácido de Lewis, como cloreto de alumínio (AlCl3) ou cloreto férrico (FeCl3)."

Encontrei isso, espero que ajude ^_^

• Wow
Reactions: vis

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
67
É muito interessante, mas estou procurando anexar um grupo fenil onde está a cetona, não o nitrogênio.

fidelis

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
386
Minhas desculpas, se for melhor, por favor, me avise (talvez alguém verifique os fatos)

"Nessa reação, o grupo fenil (-C6H5) pode ser ligado ao carbono carbonílico do grupo cetona no NPP. Esse processo normalmente requer o uso de um reagente contendo fenil, como benzeno ou um haleto aromático, juntamente com um catalisador de ácido de Lewis, como cloreto de alumínio (AlCl3) ou cloreto férrico (FeCl3)."

• Love

fidelis

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
386
ou este

"Sim, o brometo de fenilmagnésio (PhMgBr), também conhecido como brometo de fenilmagnésio ou reagente de Grignard, pode ser usado para anexar um grupo fenil ao grupo cetona na N-fenetil-4-piperidinona (NPP) por meio de uma reação de Grignard.

Nessa reação, o brometo de fenil magnésio atua como um nucleófilo, atacando o carbono carbonílico eletrofílico do grupo cetona na NPP. Isso resulta na formação de uma ligação carbono-carbono entre o grupo fenil e a cetona, produzindo um novo composto com o grupo fenil ligado."

vou ser sincero com vocês, não encontrei muita coisa em outros sites, então usei o AI para isso. alguém pode ter certeza de que estou certo. espero que isso possa ser útil para vocês

• Wow